O percurso acadêmico

Entre março de 2015 e junho de 2023, cumpri uma trajetória acadêmica no campo de pesquisa da Pedagogia das Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). O resultado foram dois trabalhos dedicados a examinar e compreender os processos cênicos e seu caráter emancipador micropolítico na Palestina (mestrado) e na América Latina (doutorado), consolidando ─ a meu ver ─ uma trajetória coerente e consistente, jamais desvinculada das intempéries e das exigências do mundo (afinal, não há investigação asséptica e “não afetada”).

Tomando a Palestina como caso paradigmático das dinâmicas capitalistas e neocolonialistas no Sul global, com destaque para a atuação do The Freedom Theatre, grupo teatral e centro cultural do campo de refugiados de Jenin (Cisjordânia), e inspirando-me nas conquistas do movimento zapatista (México), dediquei-me na sequência à compreensão da emergência de novos sujeitos políticos na cena artística em três territórios latino-americanos: Brasil, Chile e Peru, por meio do acompanhamento da Companhia de Teatro Heliópolis (São Paulo), do Kimvn Teatro (Santiago) e do Grupo Teatral Deciertopicante (Tacna). Tanto a pesquisa de mestrado quanto a de doutorado tiveram apoio da Capes. Estive mais de uma vez em todos os territórios estudados fora do Brasil, com uma investigação de campo de caráter tanto jornalístico quanto etnográfico.

Algo da produção acadêmica do período está disponível nos sites Academia.edu e RearchGate.