Diálogos superinteressantes

Diálogos superinteressantes

Literatura, cinema, teatro & otros pensamientos sueltos

  • Mail
  • Instagram
  • Link

Menu principal

  • O site
  • A autora
  • Os primórdios
  • A pesquisa
  • Portfólio

Navegação das postagens

← Anterior Próximo →

De perto ninguém é normal

Postado em: 2 de março de 2013 por: Maria Fernanda Vomero

Clara Carvalho conduz o monólogo “Uma Cama entre Lentilhas”, que faz parte dos Retratos Falantes, montagem do Grupo Tapa (Foto: Divulgação)

Bastam uns poucos objetos: uma ou duas cadeiras, um conjunto de bule e xícaras de chá, talvez um arranjo de flores. Um único foco de luz se revela suficiente, produzindo umailuminação nuançada sempre que necessário. A atmosfera é intimista, de teatro de câmara, e a plateia parece uma continuação do palco. Ali, ótimos atores, com pleno domínio de seu corpo e de sua técnica, interpretam um grande texto. Não é preciso mais nada para compor um espetáculo teatral de primeira e deixar o público hipnotizado, quase como parte da intimidade de cada um dos personagens ou uma testemunha privilegiada dos dilemas e delírios daqueles cidadãos normais de tão esquisitos.

Assim são os monólogos Retratos Falantes, escritos pelo inglês Allan Bennett na década de 1980 e encenados pelo Grupo Tapa desde 2008, que reestreiam este mês durante a tradicional mostra de verão da companhia. Três textos se mantêm: “A Sua Grande Chance”, originalmente interpretado por Chris Couto e agora também por Barbara Paz; “Uma Cama entre Lentilhas”, com Clara Carvalho, e “Fritas no Açúcar”, com Brian Penido. A novidade é o monólogo “Brincando com Sanduíche”, feito com maestria por Zécarlos Machado, que estreia nacionalmente.

Todos os textos são perpassados por uma fina melancolia e marcados por um tom irônico, ora ácido, ora quase próximo da autocomiseração. É delicioso partilhar dos pequenos segredos de Susan (Clara), a esposa do reverendo, que não crê em Deus, é alcoólatra e faz amizade com um jovem indiano, Ramesh Ramesh, que acaba lhe despertando sentimentos novos e excitantes. Ou acompanhar as peripécias ao mesmo tempo pretensiosas e ingênuas de Lesley (Barbara Paz ou Chris Couto), eterna candidata à atriz em busca do papel de sua vida.

A montagem privilegia o trabalho dos intérpretes, que estão excelentes em cena. Brian Penido cativa como o solteirão de meia-idade Graham, que vive com a mãe esclerosada e sente ciúme do namorado dela, um tal de mister Frank Turnbull. É impressionante como o ator explora a própria voz e o corpo a ponto de nos fazer ver não só um, mas todos os personagens que aparecem no texto. O monólogo mais duro e impactante é o escolhido por Zécarlos Machado. Impecável na precisão dos gestos, ele faz Wilfred, um funcionário de limpeza de um parque que oculta um comportamento abominável. A direção é de Eduardo Tolentino.

Brian Penido estrela o monólogo Fritas no Açúcar, em Retratos Falantes (Foto: Flavio Mores / Divulgação)

RETRATOS FALANTES –­ ELES. Dias 1 a 3/2, 7 a 12/2 e 15 a 17/2, seg. 19h; ter. 21h ; sex. 21h30; sáb. 21h e dom. 19h. RETRATOS FALANTES – ELAS. Chris Couto: dias 11/2, seg. 21h; 12/2, ter. 19h; 13 e 14/2, qua. e qui. 21h; Barbara Paz: dias 15/2, sáb. 19h, e 16/2, dom. 21h. Gênero: drama. Duração: 70 min. Classificação: 14 anos. Viga Espaço Cênico: R. Capote Valente, 1323, metrô Sumaré, tel.: 3801­1843. Ingressos: R$ 20 a 40. Onde comprar: na bilheteria (abre duas horas antes do início do espetáculo).

fb-share-icon
Tweet
Este post foi publicado em: Críticas & notas, Monólogo, Primórdios com as Tags: Clara Carvalho, Grupo Tapa, Zécarlos Machado por: Maria Fernanda Vomero. Arquivado em: Link permanente.

A heterônima leitora

Últimos posts

  • Tem muita reza, tem festa e tem guerra
  • A comunidade que vem
  • O pântano indagante: carta a uma espectadora emancipada
  • Na simplicidade dos dias
  • Cenas vistas d’a_ponte #3: Sankofa (Bando Jaçanã)
  • Cenas vistas d’a_ponte #2: O Evangelho da Terra segundo a Serpente
  • Cenas vistas d’a_ponte #1: Relatório Figueiredo
  • Memórias afetivas em constante processo de montagem
  • >< Eu, você: espectador/a-ciborgue <>
  • A arte abraça a Cracolândia

Assine a newsletter!

  • Artes cênicas
  • Cinema
  • Literatura
  • Ensaios
  • Entrevista
Sobre provocação cênica & orientação criativa
Licença Creative Commons

Todo o conteúdo deste blog está protegido sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Menu do rodapé

  • Artes cênicas
  • Cinema
  • Literatura
  • Ensaios
  • Entrevista
Direitos Autorais © 2025 Diálogos superinteressantes All Rights Reserved.
Tema: Catch Evolution por: Catch Themes